Design de Moda

BACHARELADO

GRADUAÇÃO

O Curso de Design de Moda – Bacharelado da Faculdade CESGRANRIO objetiva a formação de profissionais com conhecimentos, atitudes, valores e ética, além de competências e habilidades profissionais previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).

O perfil do egresso do Bacharel em Design de Moda se caracteriza pela sua capacidade de criação para propor produtos e serviços inovadores, utilizando técnicas e processos adequados ao projeto a ser desenvolvido no âmbito das indústrias criativas. No contexto do Rio de Janeiro, este perfil se associa ao mercado das marcas de moda de pequeno, médio e grande porte, além da atuação como empreendedor.

O aluno egresso deverá possuir domínio de linguagem própria para expressão dos conceitos e ideias em seus projetos, tendo em vista as diversas técnicas de comunicação e de representação verbo-visual, já que atuará dentro das marcas em setores de desenvolvimento de produto, ou criará projetos para prestação de serviço a confecções ou para seu próprio negócio.

Deverá ainda dominar as diferentes etapas do desenvolvimento de um projeto, a saber: definição de objetivos, técnicas de pesquisa em design de moda, geração e avaliação de alternativas de projetos, configuração de solução para o mercado de moda e comunicação de resultados. Assim, construirá um conhecimento que se relaciona ao setor produtivo da moda no contexto das Indústrias Criativas do Rio de Janeiro, especificamente, revelando a formação de uma visão setorial referente à organização do mercado regional, aos valores sociais e culturais compartilhados pelos agentes locais e globais, aos materiais empregados para a fabricação dos produtos nos diferentes contextos de produção, aos processos utilizados na escala local/global de produção e às tecnologias empregadas na cadeia têxtil e de confecção.

Diferenciais

Eixos de formação – As disciplinas são organizadas por Eixos de Formação, sendo distribuídas em temas centrais que articulam e integram conteúdos, atividades e experiência teórico-práticas.

Projetos integradores – Os períodos são organizados em torno de Projetos Integradores (PIs), o que permite o desenho curricular de experiências integradas dentre as disciplinas e serão organizados a partir de utilização de estudos de caso, envolvendo: Observação; Investigação-planejamento e Investigação-ação: objetivando a organização do que aprenderam durante seu processo de formação, desenvolvendo projetos educativos em suas respectivas comunidades e finalmente sistematizando cientificamente toda produção acumulada durante o Curso. São os Projetos Integradores do curso:

PI I – Design: fundamentos;

PI II – Design: forma e função;

PI III – Design: criação e técnica;

PI IV – Design: projeto e mercado;

PI V – Design: função social e sustentabilidade;

PI VI – Projeto de Conclusão de Curso.

Formas de ingresso

VESTIBULAR, ENEM, TRANSFERÊNCIAS/GRADUADOS e PROUNI

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