VIDA ACADÊMICA

Os cursos de graduação adotam diferentes abordagens do ensino-aprendizagem, que articulam a formação teórica sólida à formação prática, integradas, dinamicamente, por eixos transversais, que remetem continuamente a teoria à prática e, esta, à teoria, na busca de produção/formulação/superação das conclusões parciais elaboradas pelo aluno em contextos sociais definidos e crescentemente abrangentes. Esquematicamente, a proposta metodológica da Faculdade pressupõe: concepção teórica do conectivismo – estratégias do ensino híbrido – metodologias da sala de aula invertida – técnicas de estudo de casos.

A orientação pedagógica aos cursos está fundamentada no deslocamento direcional Professor-Aluno, para o ensino participativo, com a aplicação das seguintes estratégias:
a) variadas metodologias da comunicação e da informação oferecendo ao estudante os meios para autoestudo estimulando a cultura da educação continuada;
b) definição dos eixos de formação, objetivando a articulação dos conteúdos vertical e horizontalmente, bem como a interdisciplinaridade;
c) utilização de estudo de casos que deverá compor transversalmente a estrutura curricular dos Cursos, de forma a aproximar o aluno das situações correntemente encontradas no seu campo de trabalho.

PROPOSTA METODOLÓGICA

Rompendo com paradigmas tradicionais de ensino, pautados na transmissão de informações, a metodologia de ensino da Faculdade propõe um olhar necessariamente mais interativo e problematizador, no qual os diferentes recursos tecnológicos são utilizados de forma integrada com a sala de aula, nas diferentes propostas de ensino, favorecendo a participação dos alunos e a construção de um currículo mais dinâmico, significativo, orgânico e contextualizado, a partir da mediação interativa do docente para a aprendizagem dos estudantes, tendo como foco ações inovadoras e metodologias ativas de aprendizagem, fazendo uso dos recursos mais recentes nas Tecnologias da Informação e Comunicação e na Cibercultura, com a realização de um trabalho integrado e colaborativo das áreas Tecnológica, Pedagógica e Administrativa.

CORPO DOCENTE

A Diretoria Acadêmica gerencia o corpo docente da FACULDADE. Em 2020 apresentou um efetivo de 79 professores, sendo 87% mestres ou doutores e 47% contratados em regime de tempo parcial ou integral.

SETORES E FUNCIONAMENTO

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS